Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Menu Mobile

Facilidades no aeroporto

Que facilidades podem ser encontradas nos aeroportos?

Na maioria dos aeroportos da Rede Infraero, o passageiro vai encontrar os serviços de achados e perdidos, balcão de informações, Ouvidoria e apoio de órgãos públicos, como a Anac, Polícia Federal, Receita Federal, Anvisa, Vigiagro, Juizado da Infância e da Juventude, Polícia Civil, Polícia Militar, entre outros.

Quem é responsável pelos ônibus que levam passageiros do avião até o terminal?

O transporte dos passageiros entre o pátio e o terminal aeroportuário é solicitado pela companhia aérea com antecedência, para que o administrador do aeroporto envie os ônibus em quantidade necessária.

A Infraero regula os preços nos restaurantes e lojas dos aeroportos?

Nos aeroportos administrados pela Infraero, os estabelecimentos de serviços, alimentação, entretenimento e lojas são concedidos por meio de licitação e operados por empresas privadas. Os preços não são tabelados, cabendo a cada estabelecimento comercial a sua definição.

Quem é responsável pelos estacionamentos nos aeroportos da Rede Infraero?

Os estacionamentos dos aeroportos são administrados diretamente pela Infraero por meio de empresas terceirizadas, ou por concessão a empresas privadas que concorrem em licitações públicas para prestar o serviço. Os valores praticados são condizentes com o mercado local e são estabelecidos pela Infraero de acordo com cada aeroporto. Não há tabela de preços única. Além disso, todos os estacionamentos possuem seguro obrigatório, visando a oferecer assistência material caso algum dano seja registrado no local. Os estacionamentos dos aeroportos funcionam em regime fiscal diferenciado e, por essa razão, não são obrigados a fornecer nota fiscal.

 

Há alguma orientação sobre táxis e transporte público nos aeroportos?

Os valores cobrados pelos taxistas dos aeroportos são definidos pelos sindicatos da categoria ou órgão competente na região, geralmente o poder público municipal. Os táxis credenciados nos aeroportos seguem critérios de qualidade para atender os passageiros com segurança e conforto. O transporte público é regulado e oferecido pelo órgão público competente na região – municipal, estadual ou distrital.